Casa dos Almeida de Abrantes fundada com a instituição do morgado de Almeida no século XIV tendo a sua principal residência num solar do século XVII em Alferrarede.
Casa dos Almeida de Abrantes (ou Quinta do Bom Sucesso), esta Casa fundada com a instituição do morgado de Almeida no século XIV, incorporou mais tarde outros importantes vínculos, os morgados de Momperres e de Santa Maria da Alcáçova, tendo a sua principal residência num solar do século XVII em Alferrarede.
Por via de várias alianças matrimoniais esta Casa aliou se à Casa Quifel Barberino, posteriormente à Casa Paes do Amaral e finalmente à Casa dos Condes d`Anadia, tendo todas estas alianças culminado no IV Conde d`Anadia e III Visconde de Alverca, José Maria de Sá Pereira e Menezes de Mello Sottomayor Paes do Amaral de Almeida e Vasconcellos Quifel Barberino.
Com a definitiva abolição dos morgadios (1863) e por morte do IV Conde de Anadia, ocorrida em 1870, esta propriedade de Alferrarede coube em herança a seu filho Carlos de Sá Paes do Amaral Pereira Meneses d'Almeida Vasconcelos Quifel de Barberino, Cavaleiro da Ordem de Malta e terceiro filho varão dos seus pais.
Em 1882, o rei D. Luís concedeu a este Carlos Paes do Amaral o título de Visconde de Alferrarede e nesse mesmo ano elevou-o a Conde da mesma designação. Foi o I Conde e Visconde de Alferrarede quem mandou construir na propriedade um castelo neogótico, depois conhecido por Castelo de Alferrarede e onde se hospedou el rei D. Carlos I.
O Conde de Alferrarede teve uma única filha, D. Maria da Assunção, que se casou com D. António de Souza e Holstein, Marquês do Faial e Conde do Calhariz. Este casal não teve descendência, pelo que a sua representação recaiu na linha primogénita da Casa Anadia, sendo o actual IV Conde de Alferrarede, Miguel Maria de Sá Paes do Amaral.
Miguel Pais do Amaral é filho de Manuel José Maria de Sá Pais do Amaral VII Conde d`Anadia , e de Maria Mafalda de Figueiredo Cabral da Câmara da Casa dos Condes de Belmonte.
Assumiu a administração da propriedade familiar em Alferrarede, Abrantes a partir de 1976. Desde então procederam se a importantes obras de recuperação dos edifícios afectos à exploração agricola , bem como do castelo – residência principal da propriedade.
Entretanto o castelo bem como as várias edificações da propriedade bem como os seus jardins e horta foram classificados como – edifício de interesse publico.
A partir dos anos 90 iniciou se a reconversão do olival , que sendo multi centenário não se adaptava às técnicas modernas de cultivo.
Foi já no século XXI que foi lançada a marca de azeite – Casa Anadia , que desde o seu lançamento tem conquistado importantes prémios e galardões.